Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O salto para o desconhecido


Aqui temos mais dois exemplos do género jornalístico: a entrevista, que os nossos alunos de 7º ano aprenderam a realizar.

Sara Castela, O Ciclista


Alícia - Bom dia, Sr. Paulo. Eu trabalho para o jornal da nossa região e gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre o seu trabalho e objetivos de vida.
  Então, vamos lá começar e a primeira pergunta que lhe quero fazer é a seguinte: com que idade começou a trabalhar?
  Sr. Paulo -Comecei aos nove anos nas férias grandes da escola, mas oficialmente foi aos treze anos na Casa de Móveis Leal Mena, na qual já estou há 30 anos, como polidor e restaurador de móveis.
  Alícia - O que o levou a ter este emprego?
  Sr. Paulo - O que me levou a ser polidor e restaurador de móveis foi o gosto que se manifestou pela madeira. Já, no meu primeiro emprego, trabalhava numa serração. Daí, veio esse gosto especial.
  Alícia - Para além deste trabalho, tem mais algum?
  Sr. Paulo - Não, mas dedico algum tempo ao restauro de móveis para pessoas amigas.
  Alícia - Mudando de assunto! Qual é o seu objetivo de vida?
  Sr. Paulo - O meu objetivo de vida é simples, é ter saúde para trabalhar e criar os meus filhos e o meu netinho!
  Alícia - E o seu sonho?
  Sr. Paulo - O meu sonho era descer o rio amazonas!
  Alícia - Porquê este sonho?
  Sr. Paulo - Porque adoro a natureza e a paz que ela nos transmite.
  Alícia - Para além de gostar do seu atual emprego, tem algum gosto especial por outro ramo?
  Sr. Paulo - Sim, três. Eles são: cozinheiro, veterinário e biólogo marinho.
Alícia - Porquê biólogo marinho?
Sr. Paulo - Porque adoro todos os seres vivos marinhos e já agora, também admiro o mar, pois na minha opinião o mar é infinito…
Alícia - Ao responder à minha última questão, reparei nesta última expressão “ o mar é infinito”. O que quis dizer com esta bela expressão?
 Sr. Paulo - É um salto para o desconhecido, pois o mar está sempre em constante mudança e eu como me considero um “velho jovem”, adoro surpresas…
Alícia - Resumindo, digamos que o Sr. Paulo tem muito para dizer e ainda muito para viver!
E para acabar, desejamos que a vida ainda lhe proporcione bons e inesquecíveis momentos e quanto a nós, terminamos esta entrevista com uma célebre expressão de um grande jornalista deste século, infelizmente já falecido: “E esta, heim?” de Fernando Pessa!

Alícia Pina, nº 1, 7º F 





Dia Mundial da Rádio


Hoje, dia 13 de fevereiro, assinala-se o primeiro Dia Mundial da Rádio.
A ideia da criação de um dia mundial da rádio está "no ar" há mais de uma década, mas só ganhou forma na Unesco a partir de uma proposta formal apresentada por Espanha no final do ano passado.
DN TV & Media



A  Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário