Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Todos diferentes mas todos iguais

Hoje, dia 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos, publicamos um texto do Mário Redondo, aluno do 9º F da nossa Escola.

Graça Matos, O Ciclista


Todos diferentes mas todos iguais

Todas as pessoas são diferentes umas das outras. É, então, por isso que eu me questiono: porque é que as pessoas fazem diferenciações por não termos a mesma cor de pele, a mesma altura, os mesmos gostos e a mesma maneira de ser?! Todos nós sabemos que há pessoas de diferentes raças, culturas e religiões, mas nada disto deveria interferir nos nossos gostos por outras pessoas, só por serem de outra cor ou religião.
Todos merecem o mesmo afecto, carinho e atenção e principalmente respeito. Na verdade, todos precisamos de ser respeitados, mas para tal também temos que respeitar quem está à nossa volta. Sendo assim, na minha opinião, não deve existir racismo nem preconceitos entre as pessoas. Todos nós precisamos de aceitar as nossas diferenças e respeitar as dos outros.
Vou lembrar, em poucas palavras, a história de um rapaz de 14 anos, que teve de imigrar para Portugal vindo de um país do Leste da Europa.
Na altura em que chegou ao nosso país, muitos dos seus colegas riam-se da sua forma de falar, de muitas das suas atitudes e o mais incrível que pareça, por não saber jogar alguns dos jogos que os seus colegas jogavam. 
No final desse ano lectivo, ele era o melhor aluno a todas as disciplinas e todos já queriam jogar na sua equipa de futebol, porque este jovem já era então considerado como um jogador profissional disputado por vários clubes.
Ora, esta história é um bom exemplo de que não se devem julgar as pessoas pela sua raça, religião, cultura e nem pela sua maneira de ser.
Pensem nisso!
Mário Redondo, Nº 14 9º F

Sem comentários:

Enviar um comentário