Publicado pelo Clube de Jornalismo do Agrupamento de Escolas de Anadia. Notícias de atividades, opinião dos elementos da comunidade educativa sobre os mais diversos assuntos, trabalhos escritos pelos alunos no âmbito das várias disciplinas... e o que mais acontecer!
Endereço de correio eletrónico
terça-feira, 30 de março de 2010
X Passeio Cicloturístico à Barragem da Gralheira 3
segunda-feira, 29 de março de 2010
X Passeio Cicloturístico à Barragem da Gralheira 2
domingo, 28 de março de 2010
X Passeio cicloturístico à Barragem da Gralheira
Participaram cerca de 110 alunos dos três ciclos de ensino do Agrupamento, 12 professores, 2 funcionárias e 1 encarregado de educação.
Acompanharam os ciclistas um agente da Escola Segura (que “abriu caminho”), uma ambulância dos bombeiros e uma carrinha de apoio para recolher os desistentes por avaria mecânica ou falta de forças.
O grupo saiu por volta das 9H30, depois de todos terem envergado a camisola e o boné que identificavam os participantes e os patrocinadores. Como as forças variavam consoante a idade e o treino, o grupo fez uma 1ª paragem no Largo do Município para reunir. Estas paragens técnicas foram acontecendo ao longo do trajecto a ordem do agente da autoridade.
O 1º momento de descanso aconteceu nas Caves S. Domingos, cujas portas nos foram amavelmente abertas. Pudemos visitar as caves, observar algumas actividades e ouvir explicações sobre as mesmas. Foi-nos, também, oferecido um lanche que nos ajudou a retemperar forças.
A chegada à Gralheira aconteceu por volta do meio-dia. À espera dos aventureiros estavam 6 canoas e um instrutor. Após ouvirem as explicações, os conselhos e as advertências do perito, foram muitos os que se aventuraram na barragem, antes e depois de almoço, que teve lugar cerca das 13h e contou com a presença de mais professores. Foi organizado e confeccionado pelos alunos da turma de CEF que, mais uma vez, estiveram muitíssimo bem. Parabéns!
Antes da partida, que aconteceu por voltas das dezasseis horas, plantou-se uma árvore, como sempre acontece.
A viagem de regresso decorreu igualmente bem, tendo sido muito poucos os que precisaram do carro de apoio. Até os meninos e meninas do 4º ano pedalaram ida e volta!
Miquelina Melo, O Ciclista
Mostraremos algumas imagens hoje; outras serão publicadas mais tarde.
sábado, 27 de março de 2010
Mensagem aos nossos estudantes
É urgente querer perceber… É urgente querer ser!
Nestas férias, vou reflectir sobre o meu ser…vou parar e tentar perceber…
o quão importante é querer saber. Vou tentar compreender o que cada um quer dizer
mas urgentemente irei lhe dizer: “estuda, porque é bom saber!”
E.B. 2,3 de Anadia – 25/03/2010
A D.T. Alice Lourenço, 8º C
sexta-feira, 26 de março de 2010
Dia da Árvore / Reciclagem
quinta-feira, 25 de março de 2010
Concurso de Leitura
quarta-feira, 24 de março de 2010
Quem tudo quer, tudo perde
Certo dia, quando voltava da sua colheita, viu uma caixa de ouro no chão. Como o Senhor Grilo também era curioso, abriu a tal caixa e uma luz muito intensa hipnotizou o seu olhar e parecia estar a sugá-lo. De repente, desmaiou. Quando acordou, estava dentro de um palácio muito bonito e requintado, com comidas exóticas, insectos raros e bonitos que lhe realizavam todos os seus desejos, mas que tiveram a preocupação de lhe dizer que não devia abusar da sua sorte, pois poderia perder tudo.
O Grilo ouviu bem aquele conselho. Contudo, de vez em quando pedia desejos: pedia ouro, uma companheira, barcos para andar no lago, entre outras coisas maravilhosas. O senhor Grilo estava então muito feliz, mas a ambição tomou conta do seu coração e todos os dias reclamava com tudo e com todos. Por outro lado, dizia que queria mais e que um dia haveria de ser ele a dominar o mundo. Eis então que, num abrir e fechar de olhos, tudo começou a evaporar e a voltar como era antes e o Grilo gritava:
- Não! Não!
E a caixa acabou por partir-se, dizendo-lhe:
- Tu foste muito ambicioso, por isso agora tens o que mereces!
O pobre Grilo ficou arrependido de ter tido aquela postura e acabou os seus dias a viver na tenda, sozinho e triste. É por isso que não devemos ser gananciosos e contentarmo-nos com aquilo que temos.
Caio, 8ºD
terça-feira, 23 de março de 2010
Tudo por um sorriso
Todos, muito entusiasmados, agarrámos neste projecto em troca de uns sorrisos de crianças.
Foi na aula de Formação Cívica. Mangas arregaçadas, atentos como sempre, neurónios a 100% e as nossas ideias inundaram a sala. Porque não pôr a nossa sabedoria na escrita e na poesia dedicada aos meninos doentes do Hospital Pediátrico? Era importante mostrar a todos os serviços / apoio que podemos prestar a estes e a outros. Com trabalho, dedicação e persistência da nossa professora saíram postais sentidos, criativos, cheios de cor e que transmitiam a alegria da doce infância. Tudo isto para que ao receberem estas lembranças sintam que o mundo os espera, contente.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Festival da Canção
Quisemos saber mais e pedimos ao professor José Dinis, que está à frente deste projecto, que nos contasse como se vai realizar…
O festival da canção está a ser organizado pela turma F do 6º ano, em Área de Projecto.
As inscrições estiveram abertas desde o princípio de Novembro de 2009 até ao dia 12 desse mês. Houve cerca de 20 alunos a inscreverem-se. Destes, 6 a 7 alunos foram desclassificados.
Os professores têm notado alguma qualidade, mas pouca experiência.
Os finalistas do festival irão mostrar as suas vozes à escola no último dia de aulas do 2º Período.
Se este primeiro espectáculo se revelar de alguma qualidade, os melhores irão actuar no Cineteatro de Anadia, na festa da música, no final do ano.
Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista
domingo, 21 de março de 2010
2001 na nossa Escola - Feira Quinhentista
sábado, 20 de março de 2010
Ida à televisão
Perguntam porquê, eu digo-vos!
Quando a minha irmã andava no 3º ano, a escritora Ana Maria Magalhães foi lá à escola e, a partir dessa altura, ela (a minha irmã) começou a devorar livros. Não foi só por isso, mas também por ter uma professora primária (profª Catarina) que a incentivou sempre a ler.
Depois, nas férias, começou a fazer um trabalho para Língua Portuguesa que era suposto ser extra, mas a professora Licínia Vieira, professora da disciplina na altura, começou a dizer para publicar e a minha irmã aceitou a ideia. Escreveu o primeiro livro, “O sótão da D. Joana”, aos treze anos; depois o segundo livro, “Mundo de Magia”, aos catorze anos e agora está a escrever o terceiro ainda sem título e sem edição.
Ver a irmã, que no início escrevia textos como trabalho extra, fazer um livro, depois aparecer nos jornais da zona, depois lançar outro livro, aparecer no JN (Jornal de Noticias) e depois ir à televisão, foi uma emoção impossível de descrever por palavras (só mesmo vivendo o momento).
Margarida Costa Pereira, 5ºB
sexta-feira, 19 de março de 2010
Projecto Compal Air
No passado dia 1 de Março realizou-se, na nossa Escola, a Fase Escola do Projecto Compal Air. Participaram nesta actividade 37 Equipas, dos vários escalões e géneros (Infantis, Iniciados e Juvenis masculinos e femininos), totalizando 148 alunos. Apuraram-se 6 equipas, duas por escalão/género, que participaram na fase regional no dia 8 de Março.
No passado dia 8 de Março realizou-se, também na nossa Escola, a Fase Regional do Projecto Compal Air. Participaram nesta actividade 8 Escolas, num total de 180 alunos, dos vários escalões e géneros (Infantis, Iniciados e Juvenis masculinos e femininos). Estiveram presentes as seguintes escolas: Escola EB 2,3 de Anadia, Escola EB 2,3 Pampilhosa, Escola EB 2,3 de Mealhada, Escola EB 2,3 de Aguada de Cima, Escola EB 2,3 Vilarinho do Bairro, Colégio dos Salesianos de Mogofores, Colégio Nª Senhora da Assunção de Famalicão e I.P.S.B. de Bustos. Apurou-se 1 equipa de infantis femininos da nossa escola para a fase distrital.
A organização do evento esteve a cargo do Grupo de Educação Física da nossa Escola e da Equipa de Apoio às Escolas do Desporto Escolar de Aveiro.
Rui Luzio, professor
quinta-feira, 18 de março de 2010
Semana da Leitura 2010 - 22 a 26 de Março
A programação pode ser consultada no blogue da nossa biblioteca - "Arca dos Sonhos e dos Saberes"- através do link em "A minha lista de blogues".
Fica atento e inscreve-te!
Participa!
Visita a Biblioteca!
“A leitura engrandece a alma.” (Voltaire)
“Nos livros aprendi a fugir ao mal sem o experimentar.” (Camilo Castelo Branco)
“O melhor de mim, devo-o aos livros.” (Máximo Gorky)
“O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar.” (R. Sena)
“Os livros são amigos que nunca nos deixam mal.” (Thomas Carlile)
Equipa da Biblioteca
quarta-feira, 17 de março de 2010
Projecto Mega Sprint
A prova do Mega engloba três disciplinas: mega salto, mega sprint e a milha (KM). Os alunos que obtiveram as melhores marcas ficarão seleccionados para a Fase distrital a decorrer na Pista de Atletismo da Universidade de Aveiro, no dia 24 de Março .
A organização do evento esteve a cargo do Grupo de Educação Física da nossa Escola.
Rui Luzio, professor
terça-feira, 16 de março de 2010
Visita de Estudo a Aveiro
Partimos às 9h, debaixo de muita chuva mas, ao longo do dia, o Sol abriu. Quando chegámos ao Rossio de Aveiro observámos os moliceiros na ria. Depois fomos à Oficina do Doce onde vimos um vídeo com todas as informações acerca dos ovos-moles (história, confecção, ingredientes, segurança, …). Alguns alunos participaram no enchimento e corte dos ovos-moles e todos provámos um destes doces.
De seguida partimos para a “Funceramics” onde acompanhámos o fabrico de um molde de gesso e pintámos um peixe que trouxemos como recordação. Aqui aprendemos muito sobre a argila, a cerâmica e houve histórias muito engraçadas que ficarão só para nós.
No autocarro cantámos canções.
Almoçámos no Fórum e passeámos pelo Centro Comercial.
Do lado da tarde percorremos as ruas de Aveiro, admirando as fachadas de Arte Nova, apreciando os motivos típicos, azulejos e os gradeados de ferro forjado. Também visitámos a igreja de Vera Cruz onde admirámos a talha dourada e a capela de São Gonçalinho.
Todos os alunos se portaram muito bem tornando um dia cinzento e ventoso num dia maravilhoso.
Recebemos um guião para completar com as informações que nos iam dando nos locais que visitámos. Recebemos também um belo presente que alguns entregaram aos pais.
Regressámos às 17h conduzidos pelo simpático Sr. Joaquim.
Foi um dia em cheio como se pode ver pela reportagem fotográfica.
Gostámos muito!
segunda-feira, 15 de março de 2010
Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Os “Jogos Matemáticos” são uma competição anual, que se tem realizado desde 2004, organizada pela Ludicum em parceria com a SPM e a APM e que abrange todos os alunos de Portugal (continental e ilhas). A grande final é sempre realizada em cidades diferentes, sendo a deste ano em Santarém.
A preparação dos alunos foi feita através de sessões de treino que começaram em Janeiro, sempre com o acompanhamento das professoras Beatriz, Telma e Lucília.
Por motivos logísticos, os nossos alunos não irão à grande final no dia 12 de Março em Santarém. No entanto, a nossa escola realiza uma grande final com atribuição de prémios aos primeiros lugares de cada jogo e de cada ciclo. Aos participantes serão entregues certificados de participação.
A final realizar-se-á no dia 23 de Março, pelas 15:30, na sala B5.
A semi-final teve o apoio de todos os elementos da direcção que prestigiaram o nosso evento.
Beatriz Barciela, professora
domingo, 14 de março de 2010
Anos 90 e 2000 na nossa Escola
*Comemoração do Dia da Árvore (1990)
*Uma turma dos anos 90..
*Feira medieval (1993 ?)
*Thanksgiving (2000)
*Halloween (2000)
* S. Martinho (2000)
* Convívio de professores (2000)
*Feira quinhentista (2000)
sábado, 13 de março de 2010
Poupe energia com as personagens Disney
Olá, eu sou o Pateta. Estou aqui para falar da poupança de energia. Aqui vão alguns truques: use e abuse da luz natural. Abra as cortinas e estores para iluminar e para aquecer as casas em dias de Inverno (certifique-se que todas as janelas e portas estão bem isoladas para não impedir que o calor fuja ao anoitecer). Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa! Pode ainda poupar electricidade no exterior da casa. De forma directa, com a instalação de sensores, para que a iluminação exterior seja activada apenas na presença de alguém. De forma indirecta, através da jardinagem, ou seja, plante árvores e arbustos altos para criar agradáveis sombras no Verão e para bloquear ventos gelados no Inverno.
O meu nome é Clarabela. Quero completar a informação que o meu querido Pateta deu: devemos reduzir o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado, isolando bem as portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes. Opte por vidros duplos, para além de garantir um excelente isolamento térmico, o excelente isolamento acústico vai trazer-lhe muito sossego! No Verão, mantenha janelas e estores fechados nas horas de mais calor, abrindo-os quando estiver fresco, para arrefecer a casa. Isto leva a uma menor utilização de ar condicionados. Por falar em ar condicionado, devemos limpar ou mudar o seu filtro todos os meses: pode poupar até 20% de electricidade! Basta manter uma temperatura ambiente de 25ºC, em vez de reduzir para os 20ºC. Em alternativa, escolha as ventoinhas - são muito mais económicas!
Ana, 8ºB
sexta-feira, 12 de março de 2010
Visita de Estudo a Lisboa
Saíram da Escola às sete e meia e regressaram cerca das dezanove horas.
Na capital, cerca das dez horas e trinta minutos, os alunos do 7ºano visitaram o Museu dos Coches, enquanto os do 5º ano visitaram o Mosteiro dos Jerónimos.
Seguidamente, todos os alunos se juntaram no jardim em frente aos “Jerónimos”, onde almoçaram, num espaço agradável e em convívio.
Satisfeito o estômago com o delicioso “piquenique”, alunos e professores regressaram aos autocarros para irem ao Teatro Politeama. Às catorze horas assistiram à maravilhosa peça “O Feiticeiro de Oz”, encenada pelo célebre Filipe La Féria.
No regresso parámos na Área de Serviço de Santarém, onde lanchámos.
Alunos do 5ºG
quinta-feira, 11 de março de 2010
Meu Rico Mês de Março
Provérbio do Mês: Quem abrolhos semeia, espinhos colhe.
Pensamento do Mês: Metade da beleza depende da paisagem; a outra metade depende de quem a olha.
Recolhido da "Agenda Porto Editora" por Henriqueta Machado
quarta-feira, 10 de março de 2010
MATEMÁTICA: Problema de Março
Se eu decidir comprar um determinado livro e a seguir ir ao cinema, gastarei 12 euros.
Se preferir ir ao cinema e comprar um CD, vou gastar 16.50 euros.
O CD e o livro valem 20,50 euros.
De quanto dinheiro preciso para ir ao cinema, comprar o disco e o livro?
terça-feira, 9 de março de 2010
Tem mesmo que ser assim?
A procura de culpado(s) não deve ser a prioridade, embora seja importante (penso que quem pratica bullying ou qualquer outro tipo de crime ─ classifico assim essa prática sem hesitação ─ deve ser castigado na proporção da sua culpabilidade e grau dos danos causados). Mas a prioridade para todos nós, que não vivemos o drama pessoal do desaparecimento daquele jovem, deve ser a reflexão sobre o papel da família e da escola na educação das crianças e jovens. A educação a que me refiro tem a ver, sobretudo, com a transmissão de valores de que destaco o respeito pelo outro, o sentido de responsabilidade e a valorização do trabalho.
As funções da escola e da família são diferentes, mas necessariamente complementares. Assim como a primeira não pede à 2ª que ensine Inglês, Matemática ou Geografia, também a família não pode pedir à escola que seja a única a preocupar-se com a educação das crianças e jovens. Todos sabemos da vida agitada e "stressada" que a generalidade das pessoas que trabalham têm de enfrentar. Mas ninguém pode substituir uns pais atentos, preocupados, actuantes e transmissores de valores. Cada um de nós tem de reflectir sobre o papel que nos cabe na construção de uma sociedade melhor e começar a actuar. Não há vitórias na Maratona sem o 1º passo seguido de muitos outros passos dados com empenho e determinação...
Miquelina Melo, professora
segunda-feira, 8 de março de 2010
Dia Internacional da Mulher
Esta efeméride celebra-se a 8 de Março de cada ano em todo o mundo ocidental. Com ela pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher, recordar a igualdade dos seus direitos em relação ao homem, bem como a longa e difícil caminhada que as mulheres tiveram de percorrer para atingirem esse estatuto. Felizmente, hoje a mulher tem oportunidades de desenvolvimento e realização pessoais idênticas às do sexo oposto. Contudo, ainda são muitas as mulheres que fazem algumas confusões e pensam que a igualdade implica fazerem exactamente as mesmas coisas que os homens, sobretudo em casa! Por exemplo, dividirem rigidamente ao meio as tarefas caseiras, sem terem em conta os gostos de cada um e, sobretudo, do maior ou menor jeito que têm para as executar ou até do tempo de que dispõem para isso. Ainda pior, são as que pensam que pequenos gestos de ternura e atenção para com o marido, como arranjar-lhe uma bebida que ele aprecia ou preparar-lhe um bom jantar, são coisas fora de moda e que já não se usam. É certo que a mulher também trabalha, chega cansada e não lhe apetece fazer mais nada. Mas é normalmente o preconceito, em nome da tal igualdade, que a leva muitas vezes a não agir como na realidade desejaria…
Que tal começar a perceber que igualdade e liberdade são situações que nada têm a ver com esses e outros pequenos gestos de carinho que, afinal, até lhe dão prazer…
Henriqueta Machado, Serviços Administrativos
domingo, 7 de março de 2010
Comemoração dos 25 anos da nossa Escola II
Apresentamos mais fotografias que ilustram as cerimónias da comemoração dos 25 anos da nossa Escola, que tiveram lugar no dia 17 de Junho de 1994. Do programa constaram uma missa celebrada no Polivalente pelos Srs Padre Rei (Professor de EMRC) e Padre Arlindo (Professor de Educação Musical) e um jantar para o qual foram convidadas algumas das pessoas que contribuíram para o aparecimento da Escola, como o presidente da Câmara na época, Sr. Dr. Adelino Ferreira da Silva, e o Sr. Osvaldo Martins. Um espectáculo com os Grupo de Teatro e Grupo de Cantares do Centro De Formação Rodrigues Lapa (formados por professores e funcionários, a maioria dos quais a trabalhar na Escola) encerrou o programa.
Outras fotografias foram já publicadas em 28 de Fevereiro.
sábado, 6 de março de 2010
CONCURSO “OLHO HISTÓRICO” - MÊS DE MARÇO
Pintura do Arquivo Histórico Militar de Lisboa
Qual o nome da Batalha travada entre as tropas francesas lideradas pelo Marechal André Massena e as forças coligadas portuguesas e britânicas comandadas por Arthur Wellesley, ocorrida perto do Luso a 27 de Setembro de 1810?
sexta-feira, 5 de março de 2010
Ida à Escola Grande
“A passagem do 4º ano para o 5º ano é carregada de grandes ansiedades: uma nova escola, grande, muitos professores, muitas salas de aula e até novos colegas!
É por se tratar de um momento muito importante nas vossas vidas que vos recebemos hoje, com muito carinho e com algumas experiências que esperamos sejam do vosso agrado.
Sejam bem – vindos! “
Os futuros alunos da EB23 passaram pelos diversos “ateliers” de acordo com a programação, acompanhados pelas Madrinhas − Ana Lúcia, Raquel, Sara e Joana do 8ºB e Noémi, Ana Maria, Daniela, Joana, Iara e Teresa do 8ºC − que os receberão aquando da sua entrada no 2º ciclo facilitando, assim, a sua integração.
Na sua 1ª visita à “Escola Grande”, os alunos passaram por diversos espaços, onde encontraram professores das respectivas áreas disciplinares preparados para os orientar na realização das diversas actividades. O programa incluiu os seguintes ateliers e actividades:
• EDUCAÇÃO FÍSICA: Atletismo / Basketball
• EXPRESSÃO PLÁSTICA – ORIGAMI
• CIÊNCIA NO DIA - A - DIA
• BIBLIOTECA ESCOLAR
• AULAS DE MATEMÁTICA e INFORMÁTICA
A actividade foi dinamizada pelo Departamento de Expressões com a colaboração do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e da Biblioteca Escolar.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Máscaras de Carnaval
Em primeiro lugar, as professoras espalharam um creme gordo nas nossas caras e, depois, colocaram o gesso molhado. De seguida tiraram o gesso e deixámos secar. Por fim, pintámo-las e enfeitámo-las com diversos materiais.
Aqui deixamos algumas das máscaras feitas…
quarta-feira, 3 de março de 2010
A NOSSA VISITA DE ESTUDO
No dia 2 de Fevereiro nós, os alunos do 9ºano da nossa escola, juntamente com as Professoras de Língua Portuguesa Licínia Vieira e Sara Castela e a Professora de Ciências Físico – Químicas Fernanda Domingues, realizámos uma visita de estudo ao Visionarium de Santa Maria da Feira e a Matosinhos, com o objectivo de assistirmos à representação da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.
Saímos da nossa escola num autocarro por volta das 8h45 minutos. Durante a viagem conversámos muito, cantámos e jogámos jogos para passar o tempo. Quando chegámos ao Visionarium, pudemos ver um pequeno filme como introdução do que iríamos ver a seguir. Mal acabámos de ver o filme, a guia deu algumas instruções quanto ao comportamento que deveríamos ter e levou-nos a visitar cinco salas distintas: a Odisseia da Terra, da Matéria, do Universo, da Vida e da Informação, onde pudemos fazer experiências incríveis com a electricidade, a gravidade e até mesmo com os nossos cinco sentidos.
Na sala da Odisseia da Terra, descobrimos uma pessoa que foi muito importante e que continua a ser lembrada: Fernão de Magalhães. Na sala da Odisseia da Matéria, encontrámos em destaque a figura de um químico russo de nome Mendeleiev. Neste espaço fomos levados a observar, reflectir, compreender e experimentar várias situações, tal como ele. Na Odisseia do Universo, também chamada “Sala de Hubble”, deixámos a escada rolante e deparámo-nos com a imagem do famoso astrónomo que fala da imensidão do Universo. Na Odisseia da Vida, destaca-se Mendel, um monge. Nesta sala pudemos conhecer melhor e fazer experiências com quatro dos cinco sentidos: o tacto, a visão, a audição e o olfacto. E, por último, visitámos a Odisseia da Informação. Como o mundo da informática está ainda em pleno desenvolvimento, não foi escolhido um explorador científico como anfitrião desta sala.
Depois desta aventura, fomos almoçar ao parque situado mesmo ao lado do Visionarium. Um local magnífico, com vista para um lago.
Após o almoço fomos em direcção a Matosinhos, a fim de assistirmos à representação do “Auto da Barca do Inferno”. Quando chegámos, deparámo-nos com muitos alunos de outras escolas. Esperámos pela nossa vez para entrar e, estando já dentro da sala, ouvimos um conjunto de regras que deveríamos cumprir. De repente fez-se silêncio e eis que surge, então, uma personagem calma, vestida de branco, entrando pelo palco. Não foi de imediato reconhecida por causa do fumo que a envolvia e que imitava o nevoeiro do cais do Além. Afinal era o Anjo, na sua barca, sossegado, olhando fixamente para o seu livro até que … uma música alta e animada mudou completamente o ambiente. Entrou o Diabo com o seu companheiro a dançar e a cantar, muito felizes, pois o Diabo pressentia que iria ter um belo dia, isto é, a barca cheia!
Entretanto, fica o Diabo na barca ardente e o Anjo na Barca do Paraíso até que… começam a entrar outras personagens, as chamadas personagens-tipo. Mas não entram de qualquer forma. Entram pela plateia de uma maneira muito cómica que nos faz rir a todos nós. Algumas das personagens falaram com alguns dos alunos e outros até subiram ao palco e colaboraram com os actores, o que causou um maior entusiasmo por parte do público. Alguns muito envergonhados nem sabiam o que fazer. Enfim, uma forma muito original de interagirem com o público e de fazerem com que a peça tenha mais vivacidade e animação. Por outro lado, o que admirámos muito na representação da peça foi a forma como cada actor estava caracterizado com um guarda-roupa fabuloso, bem como a maquilhagem, para além de representarem com corpo e alma. E, de facto, o texto escrito por Gil Vicente em 1517 estava todo ali presente na memória dos actores que de forma muito competente e divertida nos proporcionaram uma tarde magnífica. Houve contudo algo que nos causou estranheza: a entrada das personagens – tipo foi alterada pelo número reduzido de actores mas, mesmo assim, a Companhia de Teatro “O Sonho” revela uma grande capacidade de dramatização, estando de parabéns não só pelo seu esforço como também pela alegria que conseguem transmitir aos espectadores, fazendo-lhes crescer o gosto pelo teatro. Pois mal acabou a representação, ficámos logo com vontade de voltar a ir ao teatro.
Depois desta tarde divertidíssima e enriquecedora, dirigimo-nos ao autocarro com destino à nossa escola. Foi assim um dia muito bem passado e muito produtivo para a nossa formação pessoal.
terça-feira, 2 de março de 2010
A sorte nunca nos visita duas vezes
Lourenço tinha 14 anos naquela altura. Um dia, estava no seu quintal a jogar e alguém lhe disse:
- Ó rapaz, deixa lá isso da bola, pois é uma coisa que ninguém conhece!
- Um dia ainda vão ouvir falar muito de futebol e de mim! …
O homem que lhe disse aquilo era novo, talvez tivesse 30 anos. Lourenço, por sua vez, ficara orgulhoso do que tinha dito ao desconhecido. Passado algum tempo, a notícia do futebol espalhou-se na vila onde ele morava: iria haver um torneio de futebol no mês seguinte. Lourenço foi dar a notícia aos amigos que logo alinharam. Entretanto, o dia do torneio chegou e, no final, foi a equipa de Lourenço que ganhou o torneio e os jogadores não cabiam em si de contentes.
Tempos depois, chegou à caixa de correio da casa de Lourenço uma carta. A mãe ficou espantada. Lourenço tinha sido convidado a ir treinar para o clube da cidade. A novidade espalhou-se. A mãe, no entanto, não estava muito convencida a autorizá-lo:
- Lourenço, não sei bem, tens a escola, ainda és tão novo para estas andanças…
- Por isso mesmo mãe, posso aprender agora e daqui a uns anos ser uma estrela. Não sei se voltarei a ter esta oportunidade outra vez!
A mãe pensou, mas por fim disse:
- Não, Lourenço, é o melhor para ti. Por isso, mantenho a minha posição.
Nesse mesmo instante, Lourenço caiu numa tristeza comovente. Via o seu sonho ir por água abaixo. Pensou em tudo o que poderia ser.
segunda-feira, 1 de março de 2010
ALUNOS GANHAM PELA PRIMEIRA VEZ EM QUATRO ANOS!
2010‐02‐11 – SEXTA‐FEIRA – 12:00H
A equipa dos professores alinhou com o Prof. Vítor Margarido à baliza, no sector mais defensivo o Prof. Vítor Carneiro e Prof. Elói e, mais móveis, o Prof. Mário Castro e o Prof. Paulo Grilo.
O jogo iniciou-se com a equipa dos professores em inferioridade, devido à lesão do professor Vítor Carneiro que, mesmo assim, fez um grande esforço e jogou largos minutos inferiorizado fisicamente sendo, depois, substituído pela aluna Joana Mesquita, que preencheu a vaga na equipa dos professores.
Os alunos aproveitaram esse facto e marcaram 3 golos de rajada nos primeiros minutos.
Nesta fase inicial do jogo, a equipa dos professores desorientou-se e apenas o guarda-redes dos professores manteve algum sangue frio, evitando que o resultado ficasse, tão cedo, ainda mais desnivelado.
Após este choque inicial, a equipa dos professores reagiu, marcando 2 golos pelos seus jogadores mais móveis retomando, assim, a disputa do resultado final do jogo.
O início da segunda parte começou com um ascendente claro da equipa dos professores, que dispôs de várias ocasiões para empatar o jogo.
Mas com o decurso do tempo, a equipa dos professores começou a patentear algum cansaço, devido ao vai-e-vem provocado pelo balanceamento atacante que tardava em dar frutos e os alunos acabaram por marcar mais 2 golos em contra-ataque.
Num último esforço, o Prof. Paulo Grilo ainda tentou recolocar a equipa dos professores na disputa do resultado, marcando mais 1 golo, mas os alunos estavam moralizados com o avanço no marcador, defenderam-se bem e ainda marcaram mais 2 golos em contra-ataque.
Foi um jogo bem disputado, com algumas condicionantes que acabaram por determinar o resultado final. Os alunos jogaram com garra e aproveitaram as situações de jogo que acabaram por permitir que ganhassem o jogo com inteira justiça.
Um destaque para o guarda-redes dos professores, prof. Vítor, que revelou grandes progressos, evitando uma derrota da equipa dos professores por números mais desnivelados. Merece também destaque o esforço realizado pelo professor Vítor Carneiro que tentou ajudar a equipa dos professores, apesar de se encontrar lesionado e mal poder correr. Finalmente, uma palavra de apreço para a aluna que se ofereceu para colaborar com a equipa dos professores, realizando um bom jogo, tendo em conta que se tratava de um jogo em que os restantes jogadores eram do sexo masculino e todos mais fortes fisicamente do que ela.