Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CEF

Os alunos da turma de CEF organizaram o convívio de Natal do pessoal docente e não docente do Agrupamento.
Em cima, vista parcial das mesas preparadas para receber os convivas.

O grupo.

Combinando os últimos pormenores... Em 1º plano, a mesa das sobremesas.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

sábado, 19 de dezembro de 2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Trabalhos de Natal

A partir de hoje publicaremos trabalhos de Natal feitos nas aulas das disciplinas da Área de Expressões: Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual e Educação Tecnológica.

Começamos com Árvores de Natal.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal

Figueira, 23-12-2009
Querido Pai Natal

Olá! Sou a Natália e acho que, neste ano, me portei bem, mas o que eu queria pedir-te não é para mim, mas sim para todos nós.
Eu gostava que não houvesse mais guerras, conflitos e lutas, não houvesse tanta fome e pobreza e que não houvesse mais doenças letais para assim podermos viver durante mais tempo.
Também gostava que a poluição acabasse para poder haver mais animais, mais espaços verdes.
Ah, sim! Todos nós viveríamos felizes e em harmonia com o nosso Planeta Azul que, ultimamente, tem sofrido muito nas mãos dos humanos.

Todos nós agradeceríamos que este pedido fosse concretizado.
Um grande beijo da Natália.

P.S. – Bem! Se pudesses trazer-me um peluche, ficaria muito feliz… mas primeiro nós!

Filipa, 8ºC

Imagem: Anjo construído pelos alunos na Área de Expressões

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Poupe energia com as personagens da Disney

A Ana do 8ºB elaborou, no âmbito da disciplina de Físico-Química, cartazes para sensibilizar os colegas para a poupança de energia. Deles retirámos algumas mensagens que iremos publicando.

Olá, Amiguinhos! Eu sou o Mickey! E vim dar-vos alguns conselhos para poupar energia: passem a desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em stand by (aquela luz de presença vermelha que se mantém depois de apagarmos a TV no comando e que continua a gastar 25% da energia!); desliguem todos os aparelhos que não estão a ser utilizados no momento (computadores, impressoras, scanners, fotocopiadoras, máquina de café, microondas). Evitem deixar o telemóvel a carregar toda a noite. Infelizmente, continua a gastar electricidade mesmo que a carga já esteja completa. Por outro lado, quando tirarem o telemóvel depois de carregar, nunca deixem o carregador na tomada, senão, vai continuar a consumir energia!

Olá, eu sou a Minnie! Estou aqui para continuar o que o Mickey começou.
Bem, para começar acho que as máquinas de lavar roupa e loiça gastam mais energia no aquecimento da água, ou seja, basta lavar a 40º em vez de 60º para poupar mais de 40% de electricidade! Se puder, lave com água fria (o ideal para a roupa escura, aliás!). Para além disso, a maioria destes electrodomésticos disponibiliza programas económicos. Por isso, aproveite-os na hora de lavar! Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre. Porém, quando utilizar, não se esqueça: sempre na carga máxima e faça várias secagens seguidas para aproveitar o calor acumulado! É isso que eu faço!

Ana, nº1, 8ºB

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comemoração do Dia da Restauração

Tal como havíamos prometido, vamos narrar o que vimos na aula de História.
O filme conta-nos que…
- O Rei D. Henrique não nomeou nenhum sucessor. Quando faleceu, um dos seus familiares, Filipe II de Espanha, invadiu Portugal. Este domínio durou 60 anos.
- Ao longo destes longos 60 anos, os portugueses fizeram muitos sacrifícios. Os portugueses estavam fartos de serem dominados pelos espanhóis: de serem tratados como povo de segunda e dos impostos que tinham de pagar para os cofres de Espanha.
- Em 1640, aproveitando a guerra que os espanhóis travavam com os países europeus e a revolta interna que eles viviam, cerca de 40 homens, a maioria deles da nobreza portuguesa, juntou-se para combater o domínio Filipino espanhol.
- Os Conjurados, nome pelo qual ficou conhecido este grupo, dirigiram-se ao Paço da Ribeira, onde se centrava o poder espanhol, e tiraram o poder a Margarida de Sabóia, a Duquesa de Mântua. Esta ainda tentou que o povo a apoiasse. Contudo, heroicamente, João Pinto Ribeiro e os seus colegas perguntaram-lhe: “Vossa excelência deseja sair por aquela porta, ou por essa janela?”
- Miguel de Vasconcelos, o secretário traidor, foi atirado vivo pela janela.
- D. Miguel de Almeida dirigiu-se, depois, a uma janela e erguendo a sua espada gritou: “Liberdade! Liberdade! Viva D. João IV! O 8º Duque de Bragança é o nosso legítimo Rei!”
- No dia 15 desse mesmo mês D. João IV foi aclamado Rei!
- Dona Luísa de Gusmão, esposa de D. João IV, apoiou e incitou o marido na rebelião contra a Espanha. Atribui-se-lhe a máxima: "Antes Rainha por um dia, do que duquesa toda a vida".
- Mas, só alguns anos depois, e após várias batalhas travadas entre Portugal e Espanha, é que esta reconhece finalmente, em 1668, a independência de Portugal!
Adriana e Sofia Pedrosa, 6ºD

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tabagismo - sessão de sensibilização na turma 6º D

No dia 18 de Novembro a enfermeira Lígia veio falar-nos sobre o tabagismo.
Falou-nos sobre os seus efeitos, porque é que nesta idade queremos experimentar esta droga e falou-nos, rapidamente, das drogas lícitas e ilícitas.
Começámos por fazer um jogo. A enfermeira Lígia distribuiu metades de postais e cada um tinha que encontrar a outra metade que estaria com outro colega. Depois de encontrados os pares, cada elemento fazia perguntas ao outro. Fizeram-se perguntas do tipo: “Que desporto praticas?”, “És de onde?”, ”Que idade tens?”. Com estas perguntas era mais fácil conhecermo-nos melhor e também mais fácil a enfermeira Lígia conhecer-nos.
Começámos então, depois de tudo isto, a falar do tabaco e das drogas (outras drogas).
A enfermeira Lígia explicou-nos que, muitas vezes, entramos no mundo do tabaco por causa dos outros, ou porque aquele é meu amigo e fuma e eu quero continuar a ser amigo dele, ou vou fazer o que ele faz ou, então, é porque queremos experimentar coisas novas.
A seguir disse-nos que, enquanto consumimos tabaco ficamos sem apetite, mais estimulados e com mais concentração.
No final “confessou-nos” que já tinha fumado, mas deixou porque a sua filha Inês (aluna do 6ºD), quando tinha quatro anos, disse-lhe: - Mãe, não queres ver os teus filhos a crescer? - A enfermeira achou estranho uma criança de apenas quatro anos dizer aquilo e decidiu deixar de fumar.
Mãe e filha também se emocionaram no final.
Acho que esta sessão nos ajudou a entender que não nos devemos meter no mundo das drogas.
Ana Patrícia, nº2, 6ºDº

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

“Higiene e segurança alimentar”

No dia 30 de Outubro de 2009 fizemos uma visita de estudo à Biblioteca Municipal, em conjunto com a Escola Secundária e a Escola de Vilarinho do Bairro.
Visitámos as zonas de trabalho, de leitura, de cinema, etc. Fomos vendo como era o ambiente, aprendemos a requisitar um livro, vimos os sistemas de segurança, lemos revistas, jornais e até livros.
Por fim, fomos assistir a uma palestra sobre higiene e segurança alimentar. Fizemos uma ficha sobre o que tínhamos aprendido e outras actividades e jogos. Depois, desenhámos um pequeno – almoço saudável. Foi a actividade de que eu gostei mais.
Recebemos muitos prémios: lápis de cor, uma pasta de dentes e um certificado. Tirámos algumas fotografias e voltámos para a Escola.
Adorei esta visita de estudo, foi muito fixe!
Mário Rui Martins Vieira, nº 16, 6º B

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CEF

Mostramos mais trabalhos realizados na turma do CEF (Curso de Educação e Formação de jovens), desta vez pelo professor, Nelson Franco, como demonstração / orientação para os seus formandos.









terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Matemática: Problema do Mês


SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE NOVEMBRO


O CARACOL CHEGARÁ AO CIMO DO MURO AO FIM DE 9 DIAS!!!

(Como o caracol chega no nono dia ao cimo do muro, já não escorrega durante a noite…ah, pois é!!! )

Matemática: Problema do Mês de Dezembro

No mês de Novembro iniciou-se uma actividade de Matemática, "Problema do Mês", que se vai realizar durante o ano lectivo.
O Problema é distribuído pelo professor da disciplina e os alunos têm de entregar a solução até ao dia 25.
Licínia Melo, professora

Problema de Dezembro

A Categoria do Jardineiro

A Dona Floribunda tinha muito orgulho no seu jardim de rosas, não só pela grande variedade de roseiras que possuía, mas também pela forma inteligente como as dispunha.
Um dia, entregou ao jardineiro quatro roseiras brancas e três roseiras vermelhas, dizendo-lhe para as plantar de tal modo que formassem seis linhas de três roseiras, das quais duas tinham de ser brancas e uma vermelha. Ela sabia que o que pedia era possível pois tinha visto o esquema numa revista de jardinagem, mas não conseguia lembrar-se dele nem encontrar a revista.
O jardineiro ficou atónito!!!
Conseguem ajudá-lo a resolver o problema?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Olimpíadas da Matemática

No dia onze de Novembro, pelas quinze horas, realizaram-se as “Olimpíadas da Matemática” em que participaram treze alunos da nossa turma.
Depois de entrarmos na sala, a professora informou-nos de algumas regras a cumprir: não falar, não pôr dúvidas, não escrever na folha das perguntas, não copiar e não entregar a prova antes das dezasseis e trinta.
Os exercícios da prova não eram sobre matéria das aulas, eram exercícios de raciocínio. Por isso, eram iguais para todos os anos.
Achámos a actividade muito interessante por ser diferente do que estamos habituados e, para o ano, estamos dispostos a voltar a participar.

Turma B, 6º ano

domingo, 6 de dezembro de 2009

Comemoração do Dia da Restauração

Comemoração do Dia da Restauração - 1º Dezembro – Disciplina de HGP

O Clube de Jornalismo ficou muito satisfeito por se ter comemorado na nossa Escola o Dia da Restauração da Independência.
No dia 2 de Dezembro fomos visitar a exposição sobre a Restauração.

Também fomos convidados a assistir a um filme sobre esta data da História do nosso país.
Devido às condições técnicas não foi possível visualizá-lo. Assim, a nossa professora de HGP, Dra. Aldora Carvalho, levou o filme e passou-o para a nossa turma.
O filme conta-nos que…

(como a história é um bocadinho longa, contá-la-emos para a semana!)
Curiosidade (que a nossa mãe nos contou):
Para comemorar esta guerra foi construído um monumento dedicado aos heróicos restauradores – O Monumento dos Restauradores de Portugal. Este monumento situa-se na Praça dos Restauradores, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
As figuras de bronze do pedestal, com uma palma e uma coroa, representam a Vitória e a Liberdade. Nos lados do obelisco estão inscritas as datas e os nomes das batalhas da Guerra da Restauração.

Adriana e Sofia Pedrosa, 6ºD
Imagem retirada de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/Restauradores_-_Lisboa_(Portugal).jpg