Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 30 de junho de 2015

Notícia Entrega de Prémios Concurso José Luciano de Castro



No corrente ano de 2015 concretizou-se a primeira edição do concurso escolar “José Luciano de Castro”, promovido pela Câmara Municipal de Anadia, a propósito do centenário da morte do conselheiro.
A entrega de prémios realizou-se no dia 18 de Março, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Os trabalhos poderiam ter um caráter individual ou coletivo, e seriam atribuídos três prémios de 100 euros aos três melhores trabalhos apresentados em cada seção e por categoria.
A turma de Artes do 12º C, do Agrupamento de Escolas de Anadia, foi a grande vencedora, concorrendo na seção de Artes Visuais com um trabalho de multimédia intitulado “José Luciano de Castro – QR Codes espalhados por Anadia”.
O trabalho desta turma desenvolveu-se por toda a cidade. Os alunos, juntamente com o professor Artur Costa, fizeram QR codes (quick response, ou em português, códigos de resposta rápida) que permitem ouvir (em português e inglês) a biografia de José Luciano de Castro, factos sobre o seu museu, a sala de arte sacra que existe no mesmo e a capela. Além disso, também se podem ver, na exposição “Anadia Antigamente” presente no museu, fotografias atuais dos lugares de Anadia que estão lá representados. Também ao contrário, nesses lugares específicos podemos observar a foto respetiva do “antigamente”.
Durante a entrega de prémios, o diretor de turma, professor Artur Costa, explicou que “o objetivo foi aproveitar a potencialidade da utilização dos códigos QR em prol do Museu José Luciano de Castro, sob tutela da Santa Casa de Misericórdia de Anadia”.
Em seguida, falou também o docente Jorge Humberto, da direção do Agrupamento de Escolas de Anadia, considerando o projeto de “excelência” e que ajuda a construir a imagem de marca da própria escola.
A edil Teresa Cardoso recordou aos presentes que o objetivo era dar a conhecer a figura de José Luciano de Castro, a propósito dos cem anos da morte do mesmo, e que tal foi conseguido com todos os trabalhos, que eram “brilhantes” e de grande qualidade.
Inês Santos, nº 5, 12º C














segunda-feira, 29 de junho de 2015

Entrevista novo Diretor – Professor Jorge Humberto



A equipa do Jornal Escolar do Agrupamento quis conhecer melhor o futuro Diretor, Professor Jorge Humberto que está prestes a enfrentar um novo e grande desafio e a quem desejamos, desde já, um excelente trabalho.
O nosso nervosismo pairava no ar, mas o ambiente ficou mais descontraído, pela forma simpática e aprazível como nos recebeu e aceitou responder às nossas perguntas que a seguir apresentamos.
CJ – Boa tarde! Somos do Clube de Jornalismo, O Ciclista e gostaríamos de conversar um pouco consigo.
Como se sente sabendo que vai ser o próximo Diretor do Agrupamento?
PJH – Sinto uma grande responsabilidade. Responsabilidade na implementação de um projeto que foi proposto para o Agrupamento e que mereceu o voto de confiança do Conselho Geral. Acredito que todos juntos vamos conseguir desenvolver um bom trabalho.
CJ – O que vai mudar em relação ao diretor anterior?
PJH – As boas práticas são para continuar. A mudança deve ter uma intervenção reformista, na melhoria dos nossos serviços, na prestação de um bom serviço do ensino, focada na satisfação das expectativas que os nossos Alunos e os Encarregados de Educação esperam da escola.
CJ – Em que moldes se vai pautar o seu mandato?
 PJH – Uma aposta no ensino e aprendizagem, na promoção do sucesso educativo, na organização pedagógica e nas pessoas. Queremos continuar a ser uma escola de referência para a região, uma escola de sucesso, de muitos bons alunos como muitos outros que já aqui estudaram.
Proporcionar todo o apoio possível aos colaboradores da escola, professores, técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais, para que se sintam motivados e daí resultar um bom desempenho nas suas funções de modo a contribuir para o sucesso dos alunos.
Uma gestão que aposte e acredite nas lideranças intermédias e no trabalho em equipa.
Proporcionar um ambiente de harmonia e de disciplina para que todos nos sintamos bem e seguros. Mediar o conflito, potencializando o seu lado positivo.  
Criar um manual de procedimentos para consolidação no que respeita à comunicação interna.
Apostar na inovação, incitando os nossos alunos a transformarem-se em pioneiros na novidade.
Queremos uma escola mais inovadora, desde logo nos métodos de ensino-aprendizagem, uma escola globalizante, que vá além-fronteiras, e para isso queremos participar no projeto Erasmus +. Este projeto proporcionará aos alunos intercâmbio social, cultural e de conhecimento.
Queremos uma participação mais ativa da comunidade educativa nas atividades e nos eventos desenvolvidos pela nossa escola.
Promover os valores da solidariedade, da amizade e do respeito pelo próximo.
Na vossa futura profissão, para se ser bom profissional é necessário não só saber fazer como também saber estar e saber ser.
CJ – Quais as qualidades do antigo diretor que gostaria de ver refletidas na sua pessoa enquanto dirigente?
PJH – O antigo diretor é uma pessoa emotiva, sensível aos problemas das pessoas e que tudo fez para as ajudar. Uma pessoa democrática, que confiava nas pessoas em quem delegava. Infundiu nas pessoas um estilo de gestão muito próprio, sem barreiras de comunicação, disponibilidade para as ouvir e de respeito com as suas opiniões. Procurou consensos, refletia sobre os problemas e decidia, sempre que possível, de acordo com os interesses comuns.
CJ – Contrariamente, quais os defeitos do anterior Diretor, se os há, que não quereria de maneira nenhuma que se refletissem na sua pessoa enquanto dirigente?
PJH – A Comunidade Educativa cria sempre uma expetativa de que quem vem, que vai fazer sempre algo mais e melhor. Portanto, esse algo que seja reformista, assim proponho. Certamente mais reformas estariam no projeto do anterior diretor que não foram implementadas por contrariedades imprevisíveis, nomeadamente os constrangimentos estabelecidos superiormente. Defeitos, se é que os houve, queremos aprender com eles, corrigir e melhorar o nosso desempenho como desejo de qualquer bom profissional. Neste mandato fizeram-se reformas significativas a vários níveis e será importante continuar este trabalho de uma forma ainda mais ambiciosa, e deste modo responder às exigências de um tempo cada vez mais competitivo e exigente.
CJ – Para finalizar, gostaríamos de saber o que pensa do nosso Clube?
PJH – Espetacular e sinto orgulho pela sua existência. É um Clube e um Jornal com história. Desenvolve um trabalho de excelência e que é assumido como Jornal do Agrupamento, sem desmérito de outros jornais com menos anos, mas que também nos merecem todo o apoio e reconhecimento de mérito.
Fica o sentimento de que se devia enaltecer mais o que de bom se faz na nossa escola. Temos de acreditar mais em nós e apostar na divulgação do que somos capazes de fazer, assim como a equipa do nosso Clube de Jornalismo.
CJ – Em nome d’O Ciclista, desejamos-lhe um excelente trabalho e agradecemos a sua colaboração.
PJH – Quero dar-vos os parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido para o nosso jornal e apresentar a minha total disponibilidade para colaborar naquilo que considerarem necessário. Obrigado.
Ana Patrícia Fernandes, João Rocha, Margarida Pereira e Sofia Ferreira