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domingo, 30 de setembro de 2012

Estudar!


Continuamos a nossa “saga” sobre estudar. Hoje decidimos apresentar um dia na vida da Adélia. Ela é uma aluna como tantos outros que encontramos por ai…
Mas, o melhor é ler e, no fim, fazermos o nosso juízo de valor!

Graça Matos, O Ciclista


Vamos estudar com a Adélia!
Eram catorze horas quando a Adélia chegou da escola para almoçar. Enquanto comia, pensava no teste de História que teria no dia seguinte. Ainda não tinha estudado nada, mas tinha a tarde toda pela frente e chegava! Mas também tinha t.p.c. de Inglês, de Ciências, para já não falar da ficha de Matemática, disciplina a que já tinha negativa garantida! Bem, o melhor era comer e pensar nisso depois…
Quando acabou de almoçar, foi estudar. Estudar?!!! Atirou-se para cima da cama e ligou a televisão para ver aquela série de que tanto gostava, só para se distrair um bocadinho, enquanto fazia a digestão… o episódio acabou por volta das quatro horas. Tinha de estudar! Não sem antes ir buscar as suas bolachas preferidas, é claro!
Começou pelos deveres, pois História ia demorar. Os de Inglês eram”canja”, era só copiar para o caderno o vocabulário da “Alimentação”… e decorá-lo, mas essa parte poderia ficar para outro dia! Copiou rapidamente as palavras e passou aos trabalhos de Ciências. Aí é que foram elas: como não tinha estado atenta na aula, pois estivera todo o tempo à conversa com a Paula, não percebia patavina, nem as perguntas, nem o significado de algumas das palavras. Não valia a pena perder mais tempo, desde o início do ano que não percebia nada de Ciências, também não era agora que ia perceber! O melhor era copiar pelo Tomé no intervalo, afinal o Tomé era o melhor aluno da turma e não se iria importar nada. Ciências era para gente inteligente, não para “people” como ela! Os deveres de Ciências deixaram-na com fome… de qualquer maneira já eram horas de lanchar!
Logo que regressou ao quarto e se sentou de novo na cama para estudar, ficou imediatamente bloqueada. O que é que sairia no teste? Decidiu telefonar a uma colega. Como esta não vira a tal série de televisão e estivera, em vez disso, a fazer os deveres e a estudar, a Adélia achou que lho devia contar ao pormenor, de contrário, no dia seguinte, ela não iria perceber nada do episódio… também estiveram a falar de uns namoricos de que se falava na turma e da festa de anos da Cláudia, que seria no próximo sábado… entretanto Adélia reparou que eram já quase horas de jantar e despediu-se apressadamente, perguntando qual era a matéria para o teste.
Assim que desligou, a mãe pediu-lhe que fosse num instantinho à loja da frente, pois esquecera-se de trazer pão para o jantar. “Que chatice!” – resmungou a Adélia – “Logo agora, que ia começar a estudar!” A mãe acabou por lhe dizer que iria lá ela própria…
Eram nove e meia da noite quando a Adélia acabou de jantar. A tarde não lhe rendera e poucas horas lhe restavam…Voltou ao quarto e ligou a televisão para ir vendo a telenovela. Começou a ler os apontamentos… Que apontamentos? Faltavam-lhe sumários, não sabia a que aulas pertenciam as fichas de trabalho, enfim, não sabia por onde havia de lhe pegar! Foi buscar o livro de História; a colega tinha-lhe dito que saiam os capítulos 5 e 6; parecia muito, mas tirando as figuras, os esquemas e os textos de apoio era bem menos! Ao abrir o livro encontrou um bilhetinho do Vicente. Brutal! Aquilo sim, é que era história para a Adélia!
As horas voaram, por isso resolveu decorar apenas as sínteses dos capítulos; aquilo devia chegar!
No relógio da sala soaram as onze horas, os olhos pesavam-lhe. Tinha tido um dia estafante! Decidiu dormir. Paciência! Também se tinha fartado de estudar para o teste de Português e tinha tirado negativa. Quanto mais estudava, pior era! Podia ser que desta vez até tivesse sorte!
Antes de se deitar foi jogar um bocadinho no computador. Enquanto jogava ia suspirando pelo Vicente…O bocadinho prolongou-se e o sono fugiu. Como àquela hora não ia estudar, começou a escrever uma carta ao Vicente. Sempre era melhor do que estudar!
Acabou por adormecer tardíssimo, às duas e tal da manhã…
Quando a mãe, estranhando ver luz no quarto, entreabriu a porta deparou com os livros abertos, espalhados pelo chão. Aconchegou-lhe a roupa e sussurrou:
- Pobrezita, fartou-se de estudar! Nem conseguiu preparar a mochila para amanhã!

Autor desconhecido.

sábado, 29 de setembro de 2012

Estudar!


Ontem propusemo-nos abordar o complexo tema “estudar”! Por isso, cumprindo a nossa palavra, iniciamos esta árdua tarefa. Começamos hoje por abordar o ato de estudar sobre a perspetiva dos alunos: obrigação, ou necessidade para se atingir um fim?
Vejamos primeiro o estudo encarando-o como uma obrigação.
Sem dúvida que é um martírio e uma fonte de dor de cabeça para tantos alunos que vagabundeiam pelas nossas escolas e que gostariam de voltar-lhe as costas. Estes são aqueles que têm de ser diariamente incentivados por professores que já não sabem onde buscar incentivo. São fruto do sistema. Dirão alguns… Para outros são o espelho da família. Muitas disciplinas? Muitas horas de trabalho? Nada de tão “simples” poderá explicar o que de tão complexo se passa.
Mas, há outros que, embora se sintam obrigados a frequentá-la, consideram que a escola lhes pode oferecer algo e lá se vão aplicando e conseguindo tirar a desejada positiva.
Depois, há um terceiro grupo, que se esforça, não consegue muito, mas esforça-se. Também estes querem tirar algum proveito da escola…
Mas, há felizmente o outro lado. Aqueles que encaram o estudo como uma possibilidade de enriquecimento cultural, mental e social. Aquele que acredita que a procura pelo saber e conhecimento, através de uma aprendizagem que se baseia no fortalecimento dos laços de leitura, de escrita, na investigação e pesquisa de informação, de constante atualização, de consolidação de aprendizagens lhes permitirão edificar os sólidos alicerces capazes de, degrau a degrau, atingir o patamar com o qual anseiam.
Ao estudar e ao procurar aprender e apreender os conteúdos programáticos das diversas disciplinas do seu currículo escolar, o aluno torna-se numa pessoa cada vez mais instruída, capaz de criticar e argumentar sobre quaisquer assuntos, não apenas aqueles que foi abordando ao longo do seu percurso escolar, mas sobre muitos outros temas, pois a eles estão aliados todos aqueles que ele mesmo procurou, ou com os quais se foi deparando ao longo da sua vida.
Encarado numa perspetiva de autorrealização estudar torna-se um mero instrumento do conhecimento e numa garantia para se atingir os objetivos que se pretendem alcançar. Por isso, se ainda tinhas alguma dúvida que estudar te podia ajudar no teu futuro, não hesites… estuda!

Graça Matos, O Ciclista

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estudar!


Nesta fase do ano letivo em que é importante que os alunos façam uma reflexão sobre o que pretendem deste ano em particular, O Ciclista decidiu debruçar-se sobre um assunto que diz respeito a todos nós: o estudo. Assim, dada a complexidade deste tema e não querendo, nem tendo nenhuma fórmula mágica capaz de levar a todos os ensinamentos de como cada um deve proceder, decidiu oferecer apenas o parecer. Assim, ao longo dos próximos dias vamos debruçar-nos sobre este complexo tema e, se algum dos nossos leitores quiser participar basta aceder aos comentários, ou enviar-nos a sua opinião para o nosso endereço de correio eletrónico: cj.eb23anadia@gmail-com .

Graça Matos, O Ciclista

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Desafiando a mente

Caros Ciclistas,

Apresentamos as soluções dos jogos de lógica.
Então aqui vão elas:
1.       Continuação da sequência lógica:
S     T     Q     Q     S     S     D
Claro! São os dias da semana : S – segunda ; T – terça ; Q – quarta ; Q – quinta ; S – sexta ; S – sábado e, finalmente, D – domingo.

2.       Pedíamos para escrever qualquer coisa.
Evidentemente, bastava escrever “qualquer coisa”!

3.       Agora só tinha de corrija a fórmula. Para tal bastava colocar apenas um traço
5    +    5    +    5    =    550
então:
 


Está engraçado, não está?

4.       O último desafio pedia para desenhar um retângulo com três linhas.
                   Simples, não era?

           A brincar também se trabalha e aprende!



Graça Matos, O Ciclista

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desafio Matemático


As possíveis soluções do desafio matemático apresentado no dia 22 deste mês, são as seguintes:
 

Graça Matos, O Ciclista

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Desafiando a mente


Caros Ciclistas,

Hoje decidimos apresentar quatro jogos de lógica. São jogos simples que requerem um pouco de raciocínio. Não desista à primeira. Vai ver que consegue.
No dia 27 deste mês apresentaremos as soluções.
Então aqui vão os jogos:
1.  Continue esta sequência lógica:
S     T     Q     Q                  ___          ___           ___  

2.   Por favor escreva qualquer coisa:

3.   Corrija a fórmula, colocando apenas um traço:
5    +    5    +    5    =    550

4.   Desenhe um retângulo com três linhas.

Graça Matos, O Ciclista

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Golfinhos


Olá leitores d´O Ciclista,

Como ontem vos prometi, hoje vou apresentar outro dos meus animais marinhos favoritos: os golfinhos. Sabiam que eles também podem ser chamados de delfins? Pois, em francês diz-se mesmo “dauphin”!  
Os golfinhos são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae, dai o nome delfim.
Eles estão perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático.
Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos, quer de água salgada quer de água doce.
A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
Os golfinhos são excelentes nadadores e podem atingir velocidades de 40 km/h.  Eles são, ainda famosos pelos seus saltos acrobáticos, que podem atingir valores de cinco metros acima da água. Podem, também, mergulhar a grandes profundidades.
A sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas.
A principal época de acasalamento é entre Março e Abril.  Cada mamã golfinho apenas dá à luz um filho de cada vez. A mãe golfinho permanece com o seu filho até este atingir os 4, ou mesmo 5 anos de idade. A ligação entre os dois é muito intensa.
A esperança de vida de um golfinho ronda os 25 a 30 anos.

Márcia Loureiro Sousa, nº 16, 8º F

domingo, 23 de setembro de 2012

Baleia Azul


Eu gosto muito de animais. Por isso, decidi fazer uma pesquisa sobre dois dos animais marinhos que mais me atraem: a baleia azul e os golfinhos. Hoje vou falar-vos um pouco acerca da Baleia Azul e deixo para amanhã a dissertação acerca do golfinho.
A baleia-azul  (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho. Ela pertencente aos cetáceos, nomeadamente à subordem dos  Mysticeti.
A baleia-azul é o maior animal de que temos conhecimento. Ela pode atingir um comprimento de 30 metros e um peso superior a 180 toneladas.
O corpo das baleias-azuis é longo e esguio e tem diferentes tons azuis-acinzentados no seu dorso. Contudo, o seu ventre é normalmente mais claro.
Conhecessem-se pelo menos três subespécies distintas: B. m. musculus, cujo habitat se limita ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, B. m. intermedia, que habita o oceano Antártico e B. m. brevicauda (ou Baleia-azul-pigméia), que se encontra no oceano Índico e no sul do oceano Pacífico. B. m. indica, do oceano Índico, pode ser uma outra subespécie.
As baleias-azuis alimentam-se quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill. Elas filtram-nos da água do mar usando lâminas córneas da sua cavidade bucal. Mas, também se podem alimentar de pequenos peixes e lulas.

Márcia Loureiro Sousa, nº 16, 8º F

sábado, 22 de setembro de 2012

Desafio matemático


Insere os números de 1 a 9 em cada uma das casas circulares. Mas atenção: tens de seguir a regra:
Ø  a soma dos quatro números do quadrado 1 – Q1, mais a soma dos quatro números do quadrado 2 – Q2, tem de ser igual à soma dos quatro números do quadrado 3 – Q3.

Envia a tua resposta, até ao dia 25 de Setembro, para:


As possíveis soluções serão apresentadas no dia seguinte, ou seja, dia 26 de Setembro.

Graça Matos, O Ciclista


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Regresso à escola


Tudo voltou. Os nossos amigos voltaram, os raspanetes, os trabalhos, as longas aulas que nunca acabam, os testes, etc. Mas, tudo isto sabe bem: ver como estão todos, saber o que fizeram nas férias e colocar os cochichos em dia.
Para uns este mundo acabou de começar. Vieram para a nossa escola onde, sem dúvida, irão fazer novas amizades, ter novas disciplinas e viver grandes aventuras.
Para os mais novos tudo é fascinante, por vezes um pouco assustador, por ser tudo em ponto grande, mas mesmo assim fascinante. Vão iniciar um novo jogo e acabaram de entrar no primeiro nível.
Para outros este jogo chega agora ao fim, o nível onde estamos mais crescidos e mais responsáveis. Este será o último patamar, aquele que inicialmente admiraram ao longe. A verdade é que, quando chegarem ao “Game Over”, poderão ver como tudo foi fantástico.
Neste regresso à escola tudo é mais apetitoso, mais alegre e mais animado. Tudo acaba por ter coisas novas e divertidas que nos vão surpreendendo ao longo do ano.
Da nossa parte, O Ciclista só deseja que todos os nossos leitores comecem o seu ano em grande e que o acabem da mesma maneira.  

Margarida Pereira, O Ciclista

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salvemos o Lobo Ibérico


Era preciso obter 250 000 euros e faltavam 21 dias para terminar a campanha de recolha de fundos pela internet com vista a salvar o lobo ibérico.
No primeiro dia chegaram só 20 cêntimos. No segundo, as contribuições foram apenas de 40 cêntimos e no terceiro de 80. Ao quarto dia, foram recolhidos 1,60 euros e no quinto 3,20. O desânimo era grande entre os organizadores: – Isto está a correr muito mal – disse a tesoureira. – Já passaram cinco dias e ainda só temos um total de 6,20 euros. – É verdade – retorquiu o coordenador. – Mas há um pormenor ligeiramente animador. Em cada dia que passa, a quantia entrada é o dobro da do dia anterior. Se esta tendência se mantiver, isto é, as contribuições duplicarem em cada dia, será que a organização vai alcançar o objetivo? Ou ficará muito abaixo do necessário?

Nota :
Com este problema, os autores do Desafios solidarizam-se com a campanha que está a ser levada a cabo pelo Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, para angariação de fundos com vista à compra dos terrenos onde se situa o centro, em risco de serem alienados. Visitem:


E, se puderem, ajudem!

A Equipa d´O Ciclista

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Previsão do Estado de Tempo


O Instituto de Meteorologia, I.P. elabora previsões do estado do tempo a diferentes escalas temporais e espaciais e a sua frequência depende do período mais ou menos longo que é alcançado pelas previsões.
A previsão até 10 dias, elaborada diariamente pelo IM, que engloba previsões a curto, médio e longo prazo, é uma previsão determinista, ou seja, conhecendo o estado inicial da atmosfera, e as condições nas suas fronteiras, é possível prever qual vai ser o estado da atmosfera num instante futuro. A previsão determinista inclui características do estado do tempo, como a nebulosidade, vento, temperatura ou precipitação, havendo uma diminuição do grau de confiança ao longo do tempo e são baseadas em modelos numéricos de previsão globais e de área limitada. No IM é efetuada uma análise multi-modelo, embora as previsões de curto e médio-prazo sejam baseadas fundamentalmente no modelo global do ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”) e nos modelos de área limitada: ALADIN e AROME.
A previsão para o período de um mês é uma previsão probabilística, ou seja, corresponde a um cenário futuro mais provável perante determinadas condições iniciais. A previsão mensal separa-se em períodos de 1 semana (2 feira a domingo) e é apresentada de forma estatística, em comparação com a climatologia. Inclui informação de anomalias de temperatura relativamente a valores médios semanais e de anomalias de precipitação em relação a valores semanais acumulados.
A previsão mensal elaborada pelo IM, uma vez por semana, é baseada no modelo global do ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”) que vem revelando uma melhor performance nos resultados para o território do Continente. A previsão mensal, disseminada todas as 6as feiras, corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve, por isso, ser feita com reservas, visto que a partir da 2ª semana não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média climatológica.
O IM elabora igualmente uma previsão sazonal baseada no sistema multi-modelo EUROSIP acoplando os modelos ECMWF, MetOffice e Météo- France, a qual é atualizada mensalmente, fornecendo informação para três trimestres de um modo deslizante.
À semelhança da previsão mensal trata-se de uma previsão probabilística, apresentada de uma forma estatística em comparação com a climatologia de referência e baseia-se na análise de anomalias para a temperatura média e precipitação acumulada.
A adoção pelo IM, I.P. de um sistema de previsão multi-modelo justifica-se pelos resultados da investigação nesta área que mostraram que combinando os resultados de vários modelos é possível obter uma previsão mais consistente e de maior confiança.
A razão fundamental para os melhores resultados da abordagem multi-modelo, em comparação com os resultados obtidos individualmente por vários modelos, prende-se com o facto de todos os modelos possuírem erros com amplitude suficiente para que exista uma degradação significativa das previsões quando integrados à escala sazonal.
É sempre de relevar que em comparação com a previsão a médio-prazo, a amplitude dos sinais previstos é, para as previsões sazonais, muito inferior e o intervalo temporal sobre o qual se acumulam os erros é muito superior, razão bastante para que as interpretações a fazer dos resultados obtidos devam merecer os maiores cuidados por parte dos utilizadores.
Por se tratar de produtos ainda em fase de desenvolvimento do conhecimento científico e por representar uma leitura probabilística das condições do estado do tempo num prazo alargado, o IM declina quaisquer responsabilidades na utilização das previsões mensais e sazonais que são disponibilizadas no Portal, particularmente no que se refere a eventuais danos ou prejuízos que advenham para os utilizadores.
Para utilizadores específicos poderão os serviços técnicos do IM prestar apoio de consultadoria que permita uma mais detalhada interpretação sobre os resultados extraídos.

Extraído do sítio do Instituto de Meteorologia
A Equipa d´O Ciclista

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A aventura de “ir para as escolas” na Cidade de Anadia


Já tentaram circular até às escolas básica e secundária de Anadia?
O caos instala-se diariamente para quem quer dirigir-se para estes dois estabelecimentos.
Quem decidir deslocar-se de carro chega e vê-se quase impossibilitado de circular. Filas intermináveis. Nervos à flor da pele… Mas, não fica por aqui! Depois vem outra dificuldade: a de estacionar. Pode fazê-lo indo um pouco mais longe… Não é que seja problema. Só que ai vai juntar-se às dezenas de outras pessoas que se deslocam a pé e que não sabem por onde o hão de fazer.
Ir a pé diariamente para a escola é uma aventura… de terror. A estrada está “recortada” em puzzles fantasticamente distorcidos e num emaranhado de paralelos, lancis arrancados, aterro espalhado e amontoado pelos saudosos passeios e pela estrada. Na impossibilidade de os peões (e muitos destes são jovens alunos de tenra idade) circularem por passeios inexistentes, atrevem-se, como eu, a desafiar a circulação rodoviária e a colocar em risco a sua própria vida. Circula-se, deste modo, por uma estrada diminuta, também ela recortada e irregular, onde dois carros têm dificuldade em cruzar-se, ou não o podem de todo. O peão é então obrigado a fazer montanhismo e uma escalada por entre os escombros de pedregulhos, amontoados no que já foi um passeio.
Podem alguns alegar que há passeio já feito… sim. Há! Mas para se circular por esses pequenos “paraísos” intermitentes tem de se saltitar por entre os tais escombros, grades e fitas traiçoeiras que se enrolam nas pernas e faz o incauto peão experienciar malabarismos dignos do melhor artista circense, até atingir o tal pedacito de passeio já construído e estar constantemente a chamar a si os tais dotes artísticos para circular incólume pelos caminhos que ladeiam as escolas. E mesmo estes “belos passeios” estão com ratoeiras. Ainda lhes falta as juntas e a pressão que os fará estar nivelados e suficientemente capazes de aguentarem a pressão dos milhares de pessoas que semanalmente os irão trilhar. Por isso, o paraíso torna-se numa corda bamba. Mas, é bom para exercitar a perícia física dos transeuntes!
E, quando pensamos que uma parte se começa a compor e a ficar com um aspeto menos aterrador… eis que nos defrontamos com mais um buraco, um rasgo que nos abre também o coração…
E o que dizer da proibição da circulação do tráfego em determinadas artérias onde normalmente até há uma circulação diminuta, essencialmente local, em que as placas proibitivas do trânsito apenas o permitem a esses mesmos moradores? No entanto, o aumento de tráfego foi e utilizando uma linguagem bem conhecida dos nossos jovens, “BRUTAL”! Até os transportes públicos começaram a fazer parte dessa “listagem de moradores”.
É um quadro demasiado negro para ser verdadeiro, dirão alguns dos nossos leitores que, por estarem longe, não conseguirão decerto abranger a real situação. Mas, caso consigam imaginar um pouco, provavelmente ficarão muito aquém do verdadeiro suplício que diariamente vivenciam todos aqueles que têm de fazer este percurso de carro, de bicicleta, ou a pé.
Todos aqueles que necessitam, diariamente, de se deslocar para a escola sentem-se ansiosos, nervosos e, mesmo com a vida em risco.
É pois legítimo que os pais, os professores, os funcionários e, finalmente os próprios alunos, expressem a sua preocupação pelo estado em que se encontram os acessos a estas escolas. Assim, e dado tudo o que foi anteriormente exposto, solicita-se talvez a palavra “exige-se” fosse mais adequada, mas por ora dispensamo-la, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Anadia que insista junta da empresa que está a executar a obra, para que esta lhe dê a prioridade necessária e urgente de modo a que a termine com o máximo de brevidade possível.
Será pedir muito? É que há tantos meses que isto anda, ou não anda…
Mas, já que se está numa de pedir, dirigimo-nos também à meteorologia! Sim, pede-se para que impeça a chuva de vir, pois se agora já é um caos, como seria com um cenário de chuva, em que à escorrência de água se associaria a lama, as pedras e, decerto levaria ainda a um maior tormento!…

Nota:
        Amanhã apresentaremos uma reportagem fotográfica do estado atual de toda a situação descrita.


Graça Matos, O Ciclista

domingo, 16 de setembro de 2012

Entrevista a Ana Rita Pereira: Lançamento de “Rubix”



Hoje estamos presentes na companhia da nossa escritora, Ana Rita Pereira. Já com três obras publicadas, vem-nos falar da sua última obra “Rubix”: qual é o seu objetivo ao escrever e das suas ambições para o futuro.
C: Olá Rita, para já O Ciclista felicita-te pela recente publicação do teu terceiro livro. Como foi para ti o dia do lançamento?
R: Foi simplesmente único. A realização de mais um sonho junto de todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para ele..
C: Em que te inspiraste ao escrevê-lo?
R: Para escrever este livro inspirei-me no aniversário de uma amiga de há já alguns anos.
C: Conta-nos, este livro tem tido muito sucesso?
R: Sim, as críticas têm sido maioritariamente positivas e as pessoas parecem aderir muito ao projecto e incentivam-me a continuar.
C: Esperas ficar por este terceiro livro ou já tens ideias para um próximo?
R: Espero bem não ficar por este, até porque já tenho bastantes ideias para um próximo.
C: Tinhas e tens algum objetivo ao escrever?
R: Apenas escrevo por gosto e lazer. Não tenho nenhum objetivo.
C: Nós gostaríamos de saber se depois de editares o primeiro livro houve uma grande mudança na tua vida.
R: Não, nem por isso. É claro que se calhar algumas pessoas passaram a dar-me mais importância e é estranho ver notícias sobre mim nos jornais, mas regra geral, nem me lembro do que faço e mantenho uma vida normal. A verdade é que não me acho superior por ter publicado três livros. É raro ver alguém da minha idade a escrever, mas há imensas pessoas com talentos extraordinários e não é por isso que têm de ser tratadas de modo diferente.
C: Agora com 18 anos, de certo que já tens ambições para o futuro, podes-nos contar os teus planos?
R: Por enquanto a prioridade é a universidade: um curso na área da saúde. Prefiro não pensar demasiado no futuro.
C: Então ao ires para um curso de saúde é porque queres ter a escrita apenas como uma passatempo. Tens algum motivo?
R: Não é bem um motivo, é mais uma “regra de ouro” que eu sigo incondicionalmente: a escrita deve fluir naturalmente sem nenhum obstáculo ou obrigação e eu considero que, ao escrever para “sobreviver”, a certo momento, estaria a colocar qualquer coisa no papel. Assim, escrevo quando quero, onde quero e como quero.
C: Esperamos que tenhas muito sucesso no mundo da ciência, mas também no mundo da escrita e da imaginação. Devo acrescentar que foi um prazer realizar esta entrevista na tua companhia.
R: O prazer foi todo meu.
Bem agora só nos resta ler o terceiro livro e esperar por uma nova obra.

Margarida Costa Pereira, “O Ciclista”

sábado, 15 de setembro de 2012

Ana Rita Pereira


Caros Ciclistas,

Há algum tempo prometemos uma entrevista exclusiva com a jovem escritora Ana Rita Pereira.
Evidentemente que nos orgulhamos de cumprir as nossas promessas.
Assim, a nossa “jornalista” Margarida pegou no seu bloco e partiu à descoberta desta jovem prodígio. Por isso, amanhã não deixem de visitar o nosso blogue, de modo a ficarem a conhecer melhor a escritora de “Rubix”, o último dos seus três livros já publicados.

Graça Matos, Equipa d´O Ciclista

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Primeiro dia de aulas

Queridos alunos,

Mais um ano que se inicia e, mais uma vez, desafiamos-te a participar no nosso blogue.
Se queres ver os teus trabalhos publicados dirige-te ao teu professor de português. Ele far-nos-á chegar os teus textos, poemas, …
Dá a conhecer o que de bom se realiza na tua escola. Dá a conhecer o que tu escreves.
Participa!

O Ciclista reitera, novamente, os votos de boas vindas a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia.


A Equipa d´O Ciclista

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Abertura ano escolar


A todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia desejamos que este ano seja pródigo em bons resultados e que tenham um comportamento meritório.

Expressamos a todo o pessoal docente e não docente os nossos sinceros votos de um bom trabalho.
E, como diz Cícero:
Do mesmo modo que o campo, por mais fértil que seja, sem cultivo não pode dar frutos, assim é o espírito sem estudo.”


A Equipa d´O Ciclista